T E A R D E P I N O S
A técnica de tecer com o tear de pinos é mais antiga que a tecelagem utilizando teares verticais ou horizontais. Esta técnica dispensa o uso de pente ou navete. Deve ter sido inspirada na técnica de trançamento com vime, visto que os pinos desempenham um papel idêntico às “estacas” usadas no trabalho com o vime.
O Tear de Pinos é um instrumento muito simples. É constituido de uma barra de madeira, normalmente quadrada, fixada em uma mesa através de dois grampos. Nesta base há uma sequência de furos, regularmente espaçados, onde são encaixados pinos de madeira. A quantidade e o diâmetro destes pinos é variavel. Normalmente com 13 cm de comprimento, distante entre si de 8 a 16 mm. A base do tear é uma peça de madeira de 30 x 30 mm, sendo os furos de encaixe dos pinos feitos no centro de uma das faces da peça. Cada pino tem um pequeno furo em uma das extremidades por onde passa-se um barbante fino servindo de alça para prender o fio do urdume.
Construindo seu tear
O material utilizado no tear de pinos tanto na trama como na urdidura costuma ser mais espesso que o da tecelagem tradicional. A espessura do fio depende também do diâmetro e do distanciamento entre os pinos. O ideal é fazer um teste em seu tear antes de inciar a tecer. Podemos utilizar fios de algodão, lã ou retalhos de malharia para trabalhos mais rústicos. Para algodão é muito utilizado o fio nº 10 e para lã, fios de tapeçaria. Já nos miniteares utilizamos uma linha mais fina.
A trama (fio trabalhado entre os pinos) cobre totalmente a urdidura. A urdidura é constituída pelos fios duplos que passam pelas alças e colocadas nos furos existente na base dos pinos. Como somente a trama fica aparente , os efeitos no trabalho final são obtidos em função das técnicas e combinações de cores usadas com os fios da trama. Procure manter uma densidade homogênea no tecido final, apertando uniformemente os fios de trama entre si. Ao tecer com linhas em cores diferentes use o mesmo tipo de fio.
Outra possibilidade, muito utilizada, é o trabalho com tiras de tecidos. Basta para isto recortar tecidos velhos em tiras, uni-las com nós formando uma tira maior e utilizar da mesma maneira que uma linha de algodão ou lã. É um trabalho mais rústico.
Concluíndo, podemos utilizar qualquer tipo de linha. Devemos ter sempre a preocupação de usar o mesmo tipo de fio para aquelas técnicas em que se utilizam várias cores ao mesmo tempo.
Nas imagens peça sendo tecida no tear
Para aprender a utilizar o Tear de Pinos, foi editado um CD, cujo conteúdo pode ser acessado pela nuvem.
Como adquirir
São disponibilizados por email
Solicitar para aklippel@gmail.com o material desejado