T E A R   D E   P E D A L

É considerado  um tear semi-industrial, pois possibilita a execução de uma infinidade de padronagens próprias dos grandes teares industriais. As trocas de cala são feitas pelo movimento do quadros de liços acionados por pedai, que possibilitam a criação de inúmeras padronagens, dependendo dos pedais acionados e da passagem da urdidura feita nos liços. Podemos ainda utilizar todas as técnicas de um Tear Pente Liço com maior produtividade (velocidade de produção).

O urdimento do Tear de Pedal é mais complexo que no Tear Pente Liço. O tear mais utilizado é o de 4 Quadros de Liços ou de 4 pedais. Cada pedal aciona um determinado quadro, que fará o movimento de abertura da cala com os cabos que passam pelos liços deste quadro. Assim, uma vez urdido o tear, podemos acionar até 3 quadros simultaneamente obtendo distintas padronagens dependendo de quais quadros ou pedais foram acionados.

No esquema representado na imagem, os cabos da urdidura são passados pelos liços dos quadros 4, 3, 2, 1 repetidamente. Cada quadro é acionado por um pedal diferente.

Para urdir um Tear de Pedal, inicialmente devemos fazer um estudo sobre a padronagem que devemos criar.

Tres são os esquemas utilizados para definir uma determinada padronagem: esquema da sequência de passagem dos liços no tear, esquema da sequência de acionamento dos pedais e ainda um esquema definindo quais pedais devem ser acionados simultaneamente.

Nas imagens abaixo temos exemplos de 3 esquemas de padronagens:

  • O retângulo horizontal superior, lido da direita para a esquerda, representa a urdidura do tear; indica em quais quadros (ou liços)  os cabos devem passar; a linha superior indica o quadro 4 e a linha inferior o quadro 1;
  • O retângulo vertical à esquerda, lido de baixo para cima, indica a sequência de pedais a serem acionados;
  • O pequeno retângulo superior à esquerda indica quais os pedais que são acionados.

Exemplo de leitura: Vamos considerar a padronagem do centro. Para tece-la devemos passar a urdidura nos liços na sequencia 4, 3, 2, 1 repetidamente (ler no retângulo superior, da direita para a esquerda). O acionamento dos pedais (lido no retângulo esquerdo, de baixo para cima) é: pedal 3, pedais 1 e 4, pedal 1 e pedais 23 repetidamente. Para saber qual o pedal (ou quadro) é acionado, ver o quadradinho marcado no retângulo esquerdo e acompanhar o olhar até o retângulo superior. O quadradinho (ou quadrados) marcados neste retângulo indicam quais os quadros (ou pedais) a serem acionados.

 

Para aprender a usar o Tear de Pedal 4 Quadros foram editados CDs, cujo material atualmente está disponível na nuvem. Para adquirir mais informações contatar aklippel@gmail.com