T E A R   D E   M I Ç A N G A S

O tear utilizado para se tecer peças utilizando miçangas é muito simples. Segue os mesmos princípios da tecelagem para os teares mais complexos:  Um conjunto de fios dever ser previamente esticado no tear (urdume) e através dele, com auxilio de uma agulha, vai se tecendo a trama, constituída de uma linha e miçangas.

O tear mais simples de construir é simplesmente constituído de uma madeira, com 16 pregos – 8 de cada lado -, colocados em fileira. A distância entre cada prego é de 2 mm . O comprimento da madeira depende do tamanho da peça que ser quer tecer. Deve ser considerado um comprimento extra, devido aos acabamentos nas extremidades da peça. Assim, se quisermos tecer um bracelete de 15 cm de comprimento, a distancia deverá ser de mais ou menos 30 cm (7,5 cm extras para cada lado). Peças mais largas, necessitam um número maior de pregos.

Nas imagens, sugestões de teares de miçangas. Algumas imagens já contém as dimensões, ideais para a manufatura de algumas peças de adorno, como braceletes, brincos ou apliques.

 

Como Tecer

O tear de miçangas é muito fácil de trabalhar. Após o tear estar urdido, podemos resumir o processo  em 7 etapas, enumeradas abaixo. As orientações são para uma pessoa destra. Se você for canhoto inverta as posições mencionadas na sequência.

1 – Crie um esquema utilizando um papel quadriculado, colorindo uma linha (por exemplo com 5 quadrados, um ao lado do outro. Cada quadrado representa uma miçanga) Em cada quadrado pinte a cor desejada para a miçanga. Completada uma linha, colorir agora a linha superior com as novas cores desejadas e assim sucessivamente.

2 – Pegue um pedaço de fio de aproximadamente 1 metro de comprimento e prenda uma das extremidades , com um nó, no fio do urdume à esquerda do tear e próximo a você. Deixe sobrando uns 12 cm do outro lado do nó. Este fio é denominado de trama. Passe a outra extremidade do fio por uma agulha.

3 – Oriente-se pelo esquema. A primeira miçanga que você passa pela agulha, é a que se situa no lado esquerdo embaixo. Seguindo as cores do esquema na carreira, vá colocando as miçangas correspondentes.

4 – Passe o fio da trama por baixo do tear e posicione as miçangas diretamente sob o mesmo. Use o polegar da outra mão para posicionar as miçangas entre os fios do urdume. Tente manter a carreira o mais reta possível. A primeira carreira é sempre a mais difícil. Tente algumas vezes. Sem pressa!

5 – Uma vez que as miçangas estão posicionadas, volte com a agulha, da direita para à esquerda, passando-a nos furos das miçangas POR CIMA da urdidura. Puxe todo o excesso da trama e então ajeite com seus dedos as miçangas entre os fios do urdume.

6 – Observe seu esquema e veja a segunda carreira. Carregue o fio de trama com as miçangas de acordo com a ordem que estão apresentadas no esquema. Antes de repetir o processo de tecer,e passar com o fio da trama por baixo do tear, prenda a sobra firmemente na lateral do trabalho.

7 – Depois que você retornar com as miçangas por cima dos fios do urdume, e tensionar o fio da trama, verifique o alinhamento desta nova carreira de maneira que fique bem “ aninhada” com a carreira anterior. Continue desta maneira. A sobra ficará junto com os fios da extremidade do tear, ficando invisível no trabalho final.

E assim sucessivamente até finalizar seu trabalho. Retire o mesmo do tear e faça o acabamento usando pontos de macrame.

Para aprender a utilizar o Tear de Miçangas, foi editado um CD, cujo conteúdo pode ser acessado pela nuvem.

Como adquirir

São disponibilizados por email
Solicitar para aklippel@gmail.com o material desejado