T E A R   J A C Q U A R D

INTRODUÇÃO  

A técnica Jacquard pode ser utilizada no tear pente liço. Esta técnica foi inventada por Joseph Marie Jacquard, no século XVIII, um mecânico que produziu um sistema em que os teares selecionavam os fios da urdidura, um a um, através de cartões perfurados, para formar uma determinada cala, criando assim padronagens bem complexas, diferentes das até então produzidas. Nas imagens teares jacquard com seu sistema de cartões.

Trabalhos realizados com a técnica Jacquard em Tear Pente Liço

Tapete tecido em Tear Pente Liço com a técnica Jacquard

Tecido da bolsa criado em Tear Pente Liço

Ao executarmos o ponto tela em um Tear Pente Liço, passamos apenas um fio de trama por carreira. Já na técnica jacquard, utilizamos dois ou mais fios por carreira de trama, dependendo da quantidade de cores utilizadas para formar o desenho.

Se a faixa apresentar duas cores, isto quer dizer que na mesma cala  (carreira) foram passados dois fios entrelaçados com cores diferentes. Uma cor reproduz o desenho e a segunda cor, o fundo. Se a faixa apresentar 3 cores, serão três os fios passados em uma mesma cala.

A faixa onde está o desenho apresenta um lado avesso, com alças de trama penduradas nas cores que não aparecem no desenho no lado direito. Ela fica mais “grossa” que as outras partes do tecido em que foi utilizado o ponto tela, uma vez que vários fios são passados em uma mesma cala e não apenas um (como no ponto tela).

Assim, nos tecidos que utilizamos a técnica Jacquard temos um lado direito e um lado avêsso. No direito aparecem os desenhos chapados e no lado avêsso as alças escondidas.

Como utilizar a técnica em um Tear Pente Liço

Em uma mesma cala, trabalha-se somente com os fios inferiores da urdidura, trançado as diferentes linhas, passando hora por cima, hora por baixo dos cabos, conforme ilustrado nas imagens. Troca-se o pente e repete o mesmo procedimento na nova cala (sempre trabalhando nos cabos inferiores) escolhendo-se cabos diferentes para o trançamento, e assim sendo formado os desenhos. Na imagem uma representação dos fios superiores e inferiores do urdume e como é feito o entrelaçamento da trama.

Para aprender a utilizar a técnica Jacquard no Tear Pente Liço, foi editado um CD, cujo conteúdo pode ser acessado pela nuvem.

Como adquirir

São disponibilizados por email
Solicitar para aklippel@gmail.com o material desejado