E D U C A Ç Ã O E S P E C I A L
A Tecelagem Manual é uma poderosa ferramenta empregada em vários casos de excepcionalidade. Juntamente com a marcenaria e a cerâmica, formam um conjunto de atividades que propiciam o desenvolvimento da concentração e da coordenação motora.
Orientada por profissionais especializados, que determinam quando, como e em quais situações podem ser utilizadas, aquelas atividades tem ajudado muitas crianças e adultos em seu desenvolvimento.
Diversas escolas e entidades de Ensino especial já possuem sua oficina de tecelagem manual , que utilizam esta atividade não apenas nos processos terapêuticos mas, o que é importante, como fator de geração de trabalho e renda para os alunos, que frequentemente se deparam com o preconceito ainda existente no mercado de trabalho.
Inicialmente os alunos tomam contato com um simples equipamento, fácil de construir, com custo baixo e que já possibilita a execução de lindos trabalhos, como jogos americanos, tapetes para telefone, centro de mesa e muitos outros: o tear de pregos.
Este tear é feito a partir de 4 pedaços de madeira e alguns pregos. É um tear muito simpels, mas dependendo de suas dimensões, pode-se executar peças grandes, como tapêtes para o chão.
Trabalho no Tear
O ponto utilizado é basicamente um só, mas consegue-se inúmeros efeitos e, dependendo da sequência de cores que se utiliza, lindos desenhos vão surgindo como por um passe de mágica.
Pelo próprio movimento exigido para o entrelaçamento dos fios, os alunos vão se desligando do mundo ao seu redor e se concentrando cada vez mais no trabalho. Os movimentos exigidos vão sutilmente trabalhando a concentração e a coordenação motora. O resultado nas escolas em que há uma dedicação por parte dos pais e professores, bem como o acompanhamento de profissionais especializados, é muito gratificante.
Em uma segunda etapa, aqueles alunos com menor comprometimento, ou os que se desenvolvem mais rapidamente, iniciam seu trabalho no tear denominado “Tear Pente Liço“. Este tear possibilita maiores recursos e uma maior velocidade de produção, sendo utilizado nas Oficinas de Profissionalização, quando então a meta, é a geração de renda. Uma perspectiva de trabalho para nossos alunos.
Nos bazares e festas das escolas, são vendidos os produtos da Oficina. Parte da renda é revertida para a Oficina e outra para o aluno, que assim encontrando uma atividade rentável, também é bastante estimulado.