Em tecelagem manual, o Tear Pente Liço ocupa uma situação de destaque. Normalmente é o tear em que as pessoas iniciam seu aprendizado. Possibilita a elaboração de uma infinidade de trabalhos, como tapetes, mantas, acessórios, bolsas, vestuário.
As matérias primas utilizadas neste tear dependem unicamente da criatividade do tecelão. Tudo depende do tipo de peça que esta sendo tecida. Pode-se usar lã, seda, rami, algodão, juta e outros materiais, juntos ou separados. Nas peças decorativas, como panôs, há tecelões que misturam estes materiais com fios de cobre, arame, plástico.
Pode ser encontrado em vários tamanhos, desde 40 cm de largura (normalmente utilizado em instrução), até 220cm, usados para a confecção de mantas. Sempre é possível encontrar um tear pente liço que se adapte ao espaço que você tem disponível.
Seu custo é bem mais acessível que os teares profissionais (como o tear de pedal), podendo ser adquiridos com ou sem cavalete, dependendo de sua largura útil. Aqueles que desejam tecer peças maiores, como tapetes e mantas, necessitam de um tear com uma largura útil maior. Veja a imagem abaixo.
Na imagem abaixo, um pequeno tear de instrução, mostrando as diferentes peças que o compõem.
Rolo do tecido – peça onde vai sendo enrolada o trabalho tecido. A medida que o trabalho se desenvolve, esta peça gira, sendo fixada com catracas.
Rolo urdidor – peça onde é enrolada a urdidura inicial. A medida em que o trabalho vai se desenvolvendo, esta peça gira, de maneira a utilizar a urdidura ali enrolada
Lateral – laterais do tear.
Protetores – peças que protegem a urdidura e a peça tecida, dos dentes de fixação, existentes nos rolos urdidor e do tecido.
Pente – A peça mais importante do tear. Constituída de furos e fendas, por onde passam os cabos da urdidura, seu movimento vertical efetua a troca dos fios da urdidura (superiores e inferiores), alternando a cala.
O que define um pente do Tear Pente Liço é a quantidade de furos e fendas em 1 centímetro de largura. Os mais utilizados são:
Pente fino: 4 fios / cm de largura – indicado para vestuário e peças finas.
Pente médio: 2 fios/ cm de largura – indicado para panôs e tapetes.
Pente misto: combinação dos dois pentes anteriores.
Passagem da urdidura pelo pente e fixação nos rolos do tear
Trabalhos no Tear Pente Liço
Material Didático
Para aprender a usar o Tear Pente Liço foram editados CDs, cujo material atualmente está disponível na nuvem. Para adquirir mais informações entre em contato com aklippel@gmail.com