O Tear de Papelão é muito fácil de construir. Basta um pedaço de papelão duro, uns cortes e pronto! Já temos um tear. Na imagem abaixo uma sugestão de um pequeno tear de papelão que você pode construir para exercitarmos a técnica da tecelagem manual. Um equipamento adicional muito útil é uma agulha sem ponta ou uma agulha de costrurar sacos (vendida em lojas de ferragens)
O efeito visual final do trabalho depende da sequência de cores utilizada por ocasião do urdimento do tear. Se usarmos apenas uma cor teremos uma faixa simples, se usarmos duas cores já temos uma possibilidade maior de efeitos. Quanto mais cores usarmos nos fios do urdume e, dependendo da sequência em que as mesmas são colocadas no tear, por ocasião do urdimento, podemos obter belíssimos efeitos para as faixas.
Tecendo com tiras de tecido
Usando o tear de papelão podemos obter peças simples e adquirir destreza no manuseio da tecelagem usando tiras de tecido. Construa um tear de papelão nas dimensões desejadas e teça com tiras de tecido de várias cores.
Neste tipo de trabalho, a urdidura fica aparente, isto é, os fios do urdume fazem parte da composição final do trabalho. Veja nas imagens a sequência do urdimento e o trabalho final. Este é um bom exercício para entendermos como funciona o entrelaçamento dos fios na tecelagem.
As tiras são obtidas a partir de tecidos, que são cortados de maneira regular ou não. Antes de tecer corte tiras de tecidos de várias cores, para poder misturá-las no tear.
As tiras são tecidas da mesma maneira que se estivessemos trabalhando com qualquer fio ou linha, usando o ponto básico da tecelagem.
Para aprender a utilizar o Tear de Papelão, foi editado um CD, cujo conteúdo pode ser acessado pela nuvem.
Como adquirir
São disponibilizados por email Solicitar para aklippel@gmail.com o material desejado